Powered By Blogger

Abcdário Musical

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

► Alanis Morissette ◄


Ela é marcante, fez até papel de "deus", foi uma polêmica!Alanis Morissette é uma cantora fantástica e de suma importância no universo musical.
A bela rebelde Alanis Morissette foi responsável por um dos maiores fenômenos de vendas nos Estados unidos. O que nem todo mundo sabe é que além de não ser americana, ela nem sempre foi tão rebelde assim.
Nascida no dia 1 de junho de 1974, no Canadá, aprendeu piano, ballet e jazz aos 7 anos, compôs as primeiras melodias aos 9 e tornou-se apresentadora de um programa infantil no canal Nickelodeon aos 11.

Gravou o single "Fate Stay With Me", e assinou um contrato com a MCA para o lançamento de um álbum completo. O pop dançante “Alanis” saiu em 91 e foi disco de platina no Canadá.
Já no ano seguinte, o segundo trabalho "Now is The Time" trazia um pouco mais sério da cantora e ganhou mais um disco de platina, apesar de não ter sido tão bem aceito como o anterior. Como era conhecida apenas no Canadá e o estilo de suas músicas já estava ficando ultrapassado, resolve dar uma guinada em sua carreira.
Mudou-se para Los Angeles e ao lado do compositor Glen Ballard, produziu algumas fitas-demo. A gravadora Maverick, de propriedade de Madonna, se interessou pelo material e lançou, em 1995, o álbum “Jagged Little Pill”.

A partir daí a vida da cantora mudou pra sempre: não havia nenhum resquício da sua fase pop adolescente e sim, letras provocativas e autobiográficas, cantadas com emoção, raiva e rebeldia. Praticamente todas as faixas viraram hit: "You Oughta Now", “Ironic”, “You Learn”, “Head Over Feet”, entre outras. Recebeu 6 indicações para o Grammy e faturou 3 VMA’s na MTV, chegando a impressionante marca de 28 milhões de cópias vendidas.
Após uma extensa e badalada turnê, Alanis tirou férias na Índia onde compôs o álbum "Supposed Former Infatuation Junkie", lançado em 1998. A faixa "Thank U", foi o grande destaque desse álbum, bem mais calmo e suave que “Jagged...”. Participou ainda, em 1997, do polêmico filme “Dogmaonde interpretou o humilde papel de Deus, foi uma polêmica!!!.
No ano seguinte, foi feito “Alanis Unplugged”, um especial da MTV no consagrado formato acústico. Com esse lançamento, a cantora entrou novamente na lista dos mais vendidos em todo mundo. Um cover para o clássico "King of Pain", do The Police, a faixa “Uninvited”, gravada originalmente na trilha do filme “Cidade dos Anjos”, além de novas versões dos maiores hits da sua carreira, fizeram de Alanis Morissette uma das mais bem sucedidas cantoras de todos os tempos.
Em 2002, a canadense lança "Under Rug Swept", com letras na mesma linha dos trabalhos anteriores, mas com uma sonoridade mais madura e coesa. A faixa "Hands Clean" foi o grande destaque e ganhou uma versão acústica no single "Precious illusions", lançado no mesmo ano. E 2003, ela desembarcou por aqui para encerrar a primeira edição do Brasilia Music Festival ao lado de grandes nomes nacionais e internacionais.
Dois anos depois “So Called Chaos”, novo trabalho de inéditas da carreira foi lançado. O disco reunia dentre outros sucessos a faixa “Everything”, grande destaque da compilação. Em 2005 a canadense entrou em estúdio e colocou nas lojas o CD “Jagged Little Pill Acoustic”. O disco reúne 12 versões desplugadas do disco mais famoso da trajetória musical da cantora, lançado em 1995.

No mesmo ano Alanis Morissette relembrou grandes sucessos de sua carreira com a coletânea “The Collection”. Destaque para músicas como “Ironic”, “Thank U”, “You Learn”, “Uninvited” e um cover da canção “Crazy”, do cantor Seal. O disco também chegou às lojas em uma edição especial contendo um DVD com um documentário sobre a cantora.
E Alanis esta aí para o que der e vier, afinal, ela é sinônimo de sucesso.
Dá uma conferida na galeria de fotos e nos videos, grato pela visita e um forte abraço.



Ironic





Head Over Feet





Thank You





Hand In My Pocket





Uninvited


Nenhum comentário:

Postar um comentário