Powered By Blogger

Abcdário Musical

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Cyndi Lauper


Biografia de Cyndi Lauper


Cynthia Ann Stephanie Lauper (Nova Iorque, 22 de junho de 1953) mais conhecida como Cyndi Lauper é uma cantora estadunidense vencedora do Grammy, compositora, e uma atriz vencedora do Emmy. Conseguiu o sucesso musical no meados dos anos 80 com o lançamento do álbum She's So Unusual e transformou-se na primeira mulher do mundo a ter cinco singles de um mesmo álbum na Billboard, a parada mais importante do mundo. Lauper já lançou 11 álbuns e 40 singles, vendendo sessenta milhões de álbuns em 25 anos de carreira, e seis milhões de singles (o single mais vendido foi "The World Is Stone" com duzentas mil cópias).
Cyndi Lauper gravou seu primeiro álbum
1980 ao lado da Banda Blue Angel, que logo se desfez. Em 1983 foi lançado seu primeiro álbum solo, She's So Unusual, que viria a lhe dar notoriedade em todo o mundo. O álbum vendeu 300 mil cópias no Brasil e 16 milhões no resto do mundo em 1984. O primeiro single, "Girls Just Wanna Have Fun", atingiu o topo das paradas chegando a se tornar um hino da geração MTV. Contudo, foi com o segundo single, "Time After Time", que Cyndi Lauper atingiu o primeiro lugar nos mais diversos países. Logo depois vieram "She Bop", música sobre masturbação feminina, "All Through The Night" e "Money Changes Everything". Ela passou a ser conhecida no mundo inteiro, seus clipes eram exibidos com exaustão na MTV, suas músicas no rádio, enquanto seu estilo nada convencional "unusual" era copiado por adolescentes da época. Todo esse sucesso lhe rendeu o Grammy de 1984, na categoria "melhor cantora revelação". Foi a primeira cantora do mundo a emplacar 5 hits na parada da Billboard.
Cyndi participou em
1985 do filme "Os Goonies". A trilha sonora do filme traz duas canções dela: "The Goonies 'r' Good Enough" e "What a Thrill". A primeira canção saiu em single e logo se tornou um hit. Nesse mesmo ano, ela foi convidada para participar do projeto USA for Africa, liderado por Michael Jackson, onde vários artistas se reuniram e gravaram a música We are the world, no contexto de arrecadação de fundos para ajudar as crianças carentes da África.
No ano seguinte,
1986, Cyndi lançou seu segundo álbum, True Colors. Um sucesso de vendas, o disco vendeu 12 milhões de cópias em todo o mundo em 1987, sendo 3 milhões nos Estados Unidos e quase 1 milhão de cópias no Japão. A música título do álbum atingiu o #1 em diversos países; no Brasil, o álbum chegou a vender mais de 250 mil cópias, rendendo a Cyndi seu segundo disco de platina no país. Deste álbum foram lançados como singles as faixas "True Colors", "Change Of Heart", "What's Going On", "Boy Blue" e "Maybe He'll Know". Cyndi saiu em turnê com a True Colors World Tour, e em 1987 lançou o vídeo "Cyndi Lauper in Paris", com um "show" gravado na França. Em 1988 Cyndi estreou no cinema com o filme "Vibes", por ela protagonizado, mas sem sucesso de crítica e público. A música "Hole in My Heart", gravada no mesmo ano e lançada como single, faz parte da trilha sonora do filme.
Em
1989 saiu o terceiro álbum de Cyndi, A Night To Remember. O primeiro single, "I Drove All Night", logo tornou-se um sucesso. My First Night Without You e Unconditional Love foram os outros sucessos do disco. Os singles seguintes: "A Night To Remember" e "Heading West" não emplacaram, e os números de vendagem do álbum foram elevados, vendendo 9 milhões de cópias no mundo. Mesmo assim o álbum não foi um sucesso de crítica e Cyndi saiu em turnê mundial, e passou pelo Brasil, onde se apresentou no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. "A Night To Remember" vendeu 100 mil apenas no Brasil, faturando o disco de ouro.
Em
1990 Cyndi entra nas gravações de seu segundo filme, "Fora de Controle", no qual Cyndi foi bastante elogiada por sua atuação, o filme não chegou a ser campeão de bilheteria, mas foi bem executado nos cinemas, e muito locado. As gravações terminaram em 1991, sendo o filme registrado no mesmo ano.
Em
1991 Cyndi se casa com David Thorthon, ator que contracenou com ela em "Fora De Controle", e Cyndi faz com que sua avó seja a dama de honra do casamento.
Em
1992, ela lançou o single "The World is Stone" somente na Europa, onde a música chegou a ser bastante tocada. Na França atingiu o primeiro lugar. Devido ao sucesso na França, a música pegou o #42 lugar nos EUA. O clipe é considerado um dos melhores da carreira de Cyndi, e seu CD Single vendeu aproximadamente 200 mil cópias, sendo a vendagem record nos singles da cantora.
Em
1993 Cyndi lançou seu quarto álbum, Hat Full Of Stars, o álbum "preto e branco". Essa obra mostra a todos uma Cyndi até então desconhecida: nada de cabelos coloridos e visual espalhafatoso; entrou em cena uma cantora mais introspectiva e séria. Apesar de o álbum ter sido muito bem aceito pela crítica, elogiado, e considerado o melhor trabalho de Cyndi Lauper, ele não se saiu bem nas vendagens nos EUA. Nele, Cyndi compôs todas as músicas, e assinou a produção juntamente com o Dj Junior Vasquez. Apesar das boas críticas, considerado por muitos o melhor de sua carreira o álbum vendeu 4,5 milhões de cópias no mundo e apenas 20 mil no Brasil. O CD marca também uma virada: Cyndi começou a fazer muito sucesso no Japão, onde até hoje é considerada a melhor cantora do mundo, sendo mais famosa que muitos dos que tocam nos Estados Unidos.
Em
1994 foi lançada a coletânea de sucessos de sua carreira: Twelve Deadly Cyns... and then some. Além dos singles, foram incluídas as inéditas "Come on Home" e "Hey Now (Girls Just Wanna Have Fun)", esta última uma regravação de "Girls Just Want To Have Fun" que marcou a volta de Cyndi ao seu estilo "unusual". Cyndi apareceu no clipe do Hey Now com o cabelo amarelo e um chapéu vermelho, ao lado de inúmeras Drag Queens). A coletânea vendeu bem, e Hey Now, lançada como single, foi bastante executada nas rádios. A música também foi tema do filme "Para Wong Foo, Obrigada por Tudo! Julie Newmar". Em 1995 Cyndi participou de alguns episódios do seriado Mad About You, a sua excelente atuação lhe rendeu um prêmio Emmy. O álbum que recolocou Cyndi nas paradas de sucesso mundiais. Mais de 7 milhões de cópias foram vendidas, e o disco se tornou o seu álbum mais vendido no Brasil: 500 mil cópias (disco de platina duplo). Só na Inglaterra foram 600 mil cópias (2x platina), e outras 500 mil (2x platina duplo) no Japão.
Em 1995 Cyndi é reconhecida e depois de duas indicações ganha o Emmy de melhor atriz por sua participação no seriado Mad About You, no Brasil chamado de Louco Por Você.
Passados dois anos, Cyndi lançou em dezembro de
1996 seu quinto álbum, Sisters Of Avalon. Neste trabalho, Cyndi flerta com novas influências e estilos musicais, passando pelo rock, dance, folk, jazz e até world music. Novamente as composições são todas assinadas por Lauper, e a produção fica por conta de Cyndi Lauper, Jan Pulsford e William Wittman. Mesmo sendo um trabalho excelente e inovador, ele não emplacou, pois a vendagem foi baixa, e nem chegou a ter alguma música de sucesso. A única música a ser tocada, e pouco, nas estações de rádio, foi "You Don't Know". Suas brigas com a gravadora Sony Music foram noticiadas e a Sony mau divulgou o álbum. A música foi um sucesso nos clubes, em sua versão remix. Em 1997, Cyndi anunciou sua gravidez, e mesmo estando grávida, saiu em turnê juntamente com Tina Turner. No mesmo ano nasceu Declyn Wallace Lauper Thornthon, seu único filho.
Em
1998 Cyndi lançou o álbum natalino Merry Christmas... Have A Nice Life, que traz, além de clássicos natalinos como Silent night e Rockin' around the chistmas tree, também apresenta músicas da autoria de Cyndi, tais como "December Child" e uma canção de ninar feita para seu filho Declyn. Este foi o último álbum de Cyndi Lauper pela Epic Records, subsidiária da Sony Music, e após uma intensa divergência entre artista e gravadora que se iniciou no começo da década de 90, o contrato de Cyndi com a Sony Music chegava ao fim. No ano seguinte, Cyndi participou do filme "Os Oportunistas", onde contracenou com o ator Christopher Walken. No mesmo ano, ela lançou o single "Disco Inferno", pela Jellybean Records, que fez parte da trilha sonora do filme "Os Estragos de Sábado à Noite", e lhe rendeu uma indicação ao Grammy de 1998. A música conquistou o oitavo lugar na parada dance da Billboard.
Em
2000, Cyndi compôs a música "I Want a Mom That Will Last Forever" para a trilha sonora do filme "Os Anjinhos em Paris". No ano seguinte estava tudo pronto para o lançamento do novo álbum de Cyndi Lauper, Shine, que sairia pela Edel Records, quando os ataques terroristas de 11 de setembro fizeram com que o lançamento do álbum fosse adiado, sem data prevista para um lançamento futuro.
Em
2002 Após ser cancelado, Cyndi resolveu lançar um EP com quatro faixas extraídas do álbum não-lançado: "Shine", "It´s Hard To Be Me", "Madonna Whore" e "Water's Edge" e mais uma versão remix de "Shine". O EP foi lançado pela Oglio Records e pela Rella Music. Nesse mesmo ano Cyndi saiu então em turnê juntamente com a cantora Cher e sua "Farewell Tour". As vendas mundiais do EP ultrapassaram as 400 mil cópias, sendo 100 mil apenas nos Estados Unidos. Shine chegou a ficar em primeiro lugar nos Estados Unidos e é hoje seu grande clássico recente. O EP foi suficiente para que ela voltasse a gravadora com acordo milionário, depois de um disputa entre Sony e BMG.
No início do ano de
2003 foi lançado o single Shine Remixes. No mesmo ano, Cyndi voltou para a "Sony Music", e em novembro lançou At Last, um álbum apenas de releituras de clássicos da música. Estão nele "Don't Let me Be Misunderstood", "Walk on by", "If you go away" e até "La vie en rose". O álbum foi super bem aceito, e estreou em #38 na Billboard, posição, aliás, muito boa se levado em conta as estréias dos últimos álbuns de Cyndi. A última melhor posição foi de A Night To Remember, em 1989. Pelos arranjos da música "Unchained Melody", Cyndi recebeu uma indicação ao Grammy. No fim do ano, Cyndi iniciou nos EUA a "At Last Tour", turnê que passou pela Europa, Canadá, Japão e Austrália. "At Last" vendeu 4,5 milhão de cópias e recebeu disco de ouro na Austrália e Japão.
Em 11 de março de
2004 foi gravado na clássica casa de shows "Town Hall", em Nova York, o DVD Live... At Last. Numa apresentação impecável, Cyndi interpretou seus maiores sucessos e músicas do álbum At Last. Ao lado de Patti LaBelle e Debbie Harry, a cantora participou do VH1 Divas Live, em Las Vegas, evento promovido anualmente pelo canal americano VH1;
Cyndi Lauper lançou em novembro de
2005 o álbum "The Body Acoustic". Um álbum de releituras, só que desta vez, acompanhado de grandes nomes da música: dele participam Sarah McLachlan, Ani DiFranco, Shaggy e Adam Lazzara, entre outros. Ela regravou em versão acústica seus maiores sucessos, e as inéditas do álbum foram "I'll Be your River" e "Above the Clouds". O álbum vendeu 600 mil cópias.
Em
2006 Cyndi participou do espetáculo da Broadway "The Threepenny Opera" (A Ópera dos Três Vinténs), ao lado de Alan Cumming, Jim Dale, Anna Gasteyer e Nellie McKay. Ela interpretou a prostituta Jenny, papel que lhe rendeu grande destaque e indicação ao "Tony Awards".
Em
2007, sai em turnê pelos EUA com a True Colors Tour, tendo como objetivo a arrecadação de fundos para a "The Human Rights Campaign", uma ONG que defende os direitos dos homossexuais. Ao total são 15 shows e ela conta a com colaboração de Erasure, Debbie Harry, The Dresden Dolls, The Gossip and Misshapes, Margaret Cho & Rufus Wainright. A parceria com o Erasure em 2007 rende ainda a gravação da faixa dueto "Early Bird", lançada no EP do duo inglês intitulado "Storm Chaser", lançado nos Estados Unidos pela gravadora Mute.
Em 2008, Cyndi lança seu novo álbum de material inédito: Bring Ya To The Brink, em parceria com os melhores produtores de dance music. Em vários países, os singles despontam em excelentes posições. O sucesso fez com que a cantora saísse em turnê mundial, marcando inclusive shows para o Brasil em novembro de 2008. Em
São Paulo, devido ao esgotamento dos ingressos, houve, inclusive, uma segunda noite do show.
Cyndi Lauper teve seu auge na década de 80 na qual era considerada a única rival em popularidade para
Madonna.
Várias eram as comparações em virtude de sua evidente rebeldia, e por serem representantes da vanguarda musical da época; também contribuíam para as comparações o estilo musical adotado por ambas, o biotipo parecido e as vozes de timbres semelhantes (ambas são classificadas como
Soprano). A diferença é que enquanto Cyndi tem maior extensão para os sobreagudos, chegando a um C7 e quase não tem graves expressivos, alcançando apenas notas como o F3 de I Drove all Night; Madonna tem maior extensão para os graves mais profundos como os de uma Contralto atingindo um G2 e não tão grande para os agudos indo até o E6 ou F6. Mas Cyndi possui um alcance muito maior e melhores sustentações de nota, fato comprovado pelas apresentações ao vivo de ambas.
Apesar de ser 5 anos mais velha que Madonna, Cyndi abrangia o mesmo público e era considerada mais moderada em virtude de não apresentar trabalhos com cunho sexual ou religioso. Restringia-se apenas a fazer músicas a não a criticar tabus e abusar de erotismo.

*É, ela é impressionante!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário