Powered By Blogger

Abcdário Musical

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Joss Stone


Joss Stone

A voz marcante da cantora Joss Stone já lhe rendeu comparações à diva do soul, Aretha Franklin.Decidida a não limitar sua carreira musical , Joss Stone afirma que não vai cantar pop só porque é uma garota branca e loira.

Joscelyn Eve Stoker (Dover, Inglaterra, 11 de Abril de 1987), mais conhecida por seu nome artístico Joss Stone, é uma cantora, atriz e compositora inglesa de soul e R&B ganhadora de vários BRIT Awards e de um Grammy Award.

Joss Stone nasceu em Dover, Kent, Inglaterra e passou a sua adolescência na vila de Ashill, Devon. Cresceu escutando uma grande variedade de gêneros musicais, incluindo R&B e soul music cantados por artistas como Dusty Springfield e Aretha Franklin. Em interpretando a música de Donna Summer, "On the Radio". "Viciei-me em música soul principalmente por causa dos vocais que exigia. Tem que se ter boa voz para cantar música soul e eu sempre gostei disso, desde pequena", contou à MTV News.

Em 2002, saiu da Inglaterra para uma audição em Nova York com Steve Greenberg, o chefe do setor executivo da S-Curve Records. Ela também assinou um contrato global com a BMG Music Publishing no Reino Unido.

Desde então, ela se apresentou com artistas como Blondie e Gladys Knight. Foi nomeada a porta-voz da varejista Gap, embora, segundo consta, tenha sido despedida por causa de boatos que afirmavam que ela vivia com Beau Dozier (filho do produtor Lamont Dozier), então com vinte e cinco anos, enquanto ela tinha apenas dezessete.

Após assinar um contrato com a S-Curve, Stone foi para Miami (Flórida) para começar a trabalhar no seu primeiro álbum, The Soul Sessions (As Sessões de Soul), lançado a 16 de Setembro de 2003. Colaborou com artistas de credenciais sólidas na cena soul de Miami como: Betty Wright, Benny Latimore, Timmy Thomas e Little Beaver. Também trabalhou com os artistas contemporâneos Angie Stone e The Roots.

O álbum consiste em covers de soul music pouco conhecidas de Wright, Franklin, Laura Lee e Bettye Swann. Lançado no final de 2003, alcançou o top cinco da parada de álbuns britânica e o top quarenta da Billboard 200, a parada de álbuns estadunidense. O primeiro single, "Fell in Love with a Boy", uma regravação da música "Fell in Love with a Girl" do The White Stripes, alcançou o top vinte da parada de singles britânica. O segundo single, "Super Duper Love", também alcançou o top vinte em Inglaterra.

Após conseguir aclamação crítica por The Soul Sessions, Stone gravou seu segundo álbum, Mind, Body & Soul (Mente, Corpo & Alma), lançado em 28 de Setembro de 2004, dessa vez composto de músicas originais. Ele provou ser um sucesso ainda maior que seu antecessor, já que estreou em primeiro lugar na parada de álbuns britânica (quebrando o recorde de cantora mais jovem a chegar ao topo da parada britânica, antes pertencente a Avril Lavigne), porém não conseguiu entrar no top dez da Billboard 200, onde chegou ao número onze. O primeiro single, "You Had Me", tornou-se seu primeiro sucesso a entrar no top dez do Reino Unido. Seus procedentes "Right to Be Wrong" e "Spoiled" alcançaram o top quarenta e "Don't Cha Wanna Ride", o top vinte. "Spoiled" também conseguiu chegar ao número cinquenta e quatro na parada de R&B/hip-hop dos Estados Unidos.

Em 14 de Novembro de 2004, Stone juntou-se à Band Aid 20 em prol da problemática região de Darfur, no extremo oeste do Sudão. O grupo, composto por artistas como o vocalista do Coldplay Chris Martin e o vocalista do U2 Bono, regravou a música "Do They Know It's Christmas?", de 1984, escrita pelos organizadores da Band Aid Bob Geldof e Midge Ure. Apesar de certo criticismo, o single tornou-se o mais vendido de 2004 no Reino Unido, além de ter sido o número um no Natal.

Em 9 de Fevereiro de 2005, Stone foi indicada a três Brit Awards, dos quais ganhou dois – "Artista Solo Feminina Britânica" e "Artista Britânica de Música Urbana". Também foi indicada a três Grammy Awards no mesmo ano – "Melhor Artista Revelação", "Melhor Performance Vocal Feminina de Pop" por "You Had Me" e "Melhor Álbum Vocal de Pop" por Mind, Body & Soul –, onde ela cantou descalça no palco com a cantora de rock Melissa Etheridge, em tributo à cantora de blues rock Janis Joplin. Sua performance de "Cry Baby"/"Piece of My Heart" foi lançada como single e, graças à grande quantidade de downloads digitais, tornou-se seu primeiro single a entrar na Billboard Hot 100, ao alcançar o número trinta de dois na parada. Em Julho de 2005, emprestou seus talentos vocais à trilha sonora do filme Quarteto Fantástico, de 2005, cantando a música "What Ever Happened to the Heroes", escrita por Pink, Billymann e Christopher Rojas.

Em 2 de Julho de 2005, Stone se apresentou no Live 8, no Hyde Park, em Londres, e fez um dueto com a lenda do funk James Brown no chat show britânico Friday Night with Jonathan Ross. Em 5 de Fevereiro de 2006, ela se juntou a Stevie Wonder, India.Arie e John Legend, onde cantaram um medley com os sucessos de Wonder no show de pré-jogo do 40º Super Bowl. Três dias depois, ela ajudou a cantar um medley com os sucessos do cantor Sly Stone, líder da banda Sly & the Family Stone.

Mind, Body & Soul", seu segundo trabalho, chegou às lojas em 2004. O CD não só foi bem recebido como superou seu antecessor. Com esse disco, Joss quebrou o recorde, que antes pertencia a Avril Lavigne, de cantora mais jovem a chegar ao topo da parada britânica.

No mesmo ano a cantora foi convidada a participar da Band Aid 20, um grupo composto por artistas de peso como U2 e Coldaplay, em prol de Darfur, no oeste do Sudão.

Em 2005 interpretou a música "What Ever Happened to the Heroes", música tema do filme "Quarteto Fantástico". Em 2006 faz sua estréia como atriz, interpretando a bruxa Angela no filme "Eragon".

Lançado em 2007, "Introducing Joss Stone" trouxe o single "Tell Me 'Bout It" e já é um sucesso nas paradas. Talvez os bons resultados sejam consequência da paixão que a cantora tem pela música:
" Meu único desejo é compor e cantar. Isso é o que eu gosto de fazer e acho que faço bem. Si algo tem que acontecer... Simplesmente acontece. Fazer o que eu gosto não me mudaria nem um pouco, sempre serei a mesma pessoa que sou agora."

A voz marcante da cantora Joss Stone já lhe rendeu comparações à diva do soul, Aretha Franklin.Decidida a não limitar sua carreira, Joss Stone afirma que não vai cantar pop só porque é uma garota branca e loira.
Em resumo...ela canta muuuuuuuuuuuuuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário